O FÓRUM DO KICK BOXING DO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
O FÓRUM DO KICK BOXING DO BRASIL

Fórum do Muay Thai, MMA, Karate de Contato, Kick Boxing e Full Contact


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O QUE É O NOCAUTE E COMO ELE OCORRE ?

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1O QUE É O NOCAUTE E COMO ELE OCORRE ? Empty O QUE É O NOCAUTE E COMO ELE OCORRE ? Qua Nov 30, 2011 3:24 pm

Admin

Admin
Admin

O QUE É O NOCAUTE E COMO ELE OCORRE ?

Nocaute é um mecanismo de ação indireta. O golpe encaixa-se na ponta do queijo ou no maxilar. O Cérebro é uma massa flutuante no interior da caixa craniana.. Ele fica separado da caixa craniana pelas meninges e pelo líquido cefalorraquidiano.

O QUE É O NOCAUTE E COMO ELE OCORRE ? 10410

Quando um pugilista recebe um jab bem encaixado, há uma brusca e violenta rotação da cabeça. Como o cérebro flutua, este segue com atraso a rotação da cabeça e entra em colisão contra a caixa craniana. É esse choque que provoca o nocaute – o que se chama "componente cerebral do nocaute", a perda da consciência.

Há um segundo aspecto que se refere ao equilíbrio e ao tônus postural. O corpo humano possui 3 tipos de receptores que o informam sobre sua posição no espaço:

A retina, que registra a imagem que desfila diante dos olhos.
O Ouvido interno , depois do tímpano, que registra todas as posições do pescoço e da cabeça no espaço.
Os feixes neuro-musculares situados no interior dos músculos do pescoço, que informa ao cérebro a posição da cabeça e do pescoço no espaço.

Existem 2 grandes centros que regulam o tônus muscular e o equilíbrio : o bulbo raquidiano e o cerebelo. Neles são analisadas as informações enviadas pelos receptores. Deles partem os comandos que se destinam ao cérebro.

Quando há brutal rotação da cabeça, os 3 receptores: retina, ouvido interno e músculos do pescoço são hiper-estimulados. Trata-se de uma estimulação que o individuo é capaz de produzir sozinho. O organismo não está preparado para receber e lidar com tal violência. Em todos os seres vivos, quando o sistema nervoso não "entende" o que está acontecendo , porque não é programado para isso, tudo se interrompe por 3 a 10 segundos. É como um corte súbito de corrente elétrica. Há perda do equilíbrio, devido à interrupção do tônus postural: os braços pendem, as pernas fraquejam, não há mais tônus muscular. A imagem lembra a de um bebê incapaz de se manter em pé. É o que se chama componente postural do nocaute.

Estes dois componentes, cerebral e postural, são sempre associados no nocaute. Existem 2 tipos de nocaute:

Os de predominância cerebral, que são os mais perigosos
Os de predominância postural, que não são tão perigosos

Exemplos de nocaute de predominância cerebral: o lutador está no meio ou no final do combate. Já levou muitos golpes, está cansado, está desidratado. Sua capacidade de vigilância, de esquiva e de bloqueio está diminuída. Seu tônus cervical, sobretudo, está frágil. Recebe um jab: há brusca rotação da cabeça, que não é freada pelos músculos do pescoço. A rotação é superior a 69º, a colisão cerebral vai ser forte.

O QUE É O NOCAUTE E COMO ELE OCORRE ? Nocaut10

Exemplo de nocaute de predominância postural: O lutador está no início do combate e é colhido a frio: não levou muitos golpes, não está cansado, nem desidratado. Há um bom tônus muscular em nível das cervicais do pescoço. O gancho ou uppercut é seguido de brusca rotação da cabeça: a rotação é freada pelo tônus cervical, dai o risco cerebral será menor porque a colisão cerebral será ínfima.



O QUE FAZER APÓS UM NOCAUTE?

No boxe, existem dois regulamentos:

 28 dias de repouso obrigatório depois de um nocaute. No caso de segundo nocaute consecutivo, 3 meses de afastamento. se houver um terceiro nocaute, um ano de interrupção. Depois do nocaute, o médico presente ao lado do ringue deve examinar imediatamente o pugilista. Se julgar que o nocaute foi grave, pode exigir um período de repouso superior a 28 dias. O Pugilista deve se restringir a um repouso cerebral , isto é, abster-se de receber golpes durante 1 mês a 1 mês e meio, não só após um nocaute, como também depois de um combate duro. Não existe nenhum medicamento : somente o repouso cerebral permite ao cérebro recuperar-se depois de um nocaute . O pugilista pode fazer footing, saco, corda...mas não receber golpes. Se o medico julgar necessário, pode solicitar exames complementares.
           Um exame clínico feito por um neurologista
           Um scanner ou um I.R.M. (Ressonância magnética)
           Um eletro-encefalograma

TRAUMATISMOS QUE PODEM RESULTAR DE UM NOCAUTE

Há sempre um edema cerebral, mais ou menos grave. Trata-se de um inchaço do cérebro no interior da caixa craniana. Se for dado tempo ao cérebro de recuperar-se , o edema regride ao final de 3 semanas ou 1 mês. Mas se o pugilista continuar a tomar golpes, o edema se torna irreversível.

PREVENÇÕES QUE PODEM SER TOMADAS

O ideal é tentar receber o mínimo de golpes possíveis. No treinamento enfatizar as esquivas, os bloqueios e os deslocamentos. Como não se pode evitar os golpes , um preparo físico adaptado à atividade é fundamental, com trabalho de musculação específica do pescoço, visando a movimentação exigida em luta.

Segundo elementos de prevenção: protetor bucal feito sob medida, por um protético, depois de tirado o molde. Uma boa proteção bucal permite um bom fechamento dos maxilares, o que permite a contração dos músculos faciais e dos músculos do pescoço. Por fim, o uso do capacete. é preciso usá-lo no treino, mesmo sabendo que um capacete não protege 100% : ele não impede a rotação da cabeça num gancho ou uppercut.

Em caso de nocaute , não se deve correr e colocar o lutador em pé. É preciso dar-lhe tempo de retomar a consciência e deixar a perturbação do equilíbrio se dissipar. Nunca se levanta um lutador caído logo em seguida.

AS CONSEQUÊNCIAS GRAVES DO NOCAUTE


Às vezes a colisão do cérebro contra a caixa craniana é tão forte que há confusão: o cérebro é esmagado, e a substância cerebral é lesada. existem pequenas veias estendidas entre o cérebro e a caixa craniana. Em caso de rotação muito forte da cabeça, uma ou mais veias podem se desprender e começar a sangrar: isso provoca um hematoma chamado hematoma sub-dural.
As conseqüências da contusão e do hematoma é o edema, o inchaço do cérebro em proporções muito grandes que provocam o coma. Só há uma saída: as cavidades por onde passa a medula espinhal. É nesse local que tudo acontece, e se paralisa. Há para da das funções cerebrais: é a morte, com eletroencefalograma reto .
Esse inchaço do cérebro pode também ser provocado por uma fratura craniana, isto é, um golpe muito violento sobre a caixa craniana..
Em 75% dos casos, o coma consecutivo a um nocaute é seguido de morte.

O NOCAUTE VASCULAR

Trata-se de um nocaute consecutivo a um choque no pescoço, por exemplo, chute circular, com a tíbia sobre a carótida.

O QUE ACONTECE NO NOCAUTE VASCULAR?

A artéria carótida leva a irrigação sanguínea ao cérebro. O perigo em caso de lesão é uma ruptura dessa artéria - como um tubo que fosse esmagado ou secionado: o cérebro fica então privado de sangue, o que acarreta a paralisia de um lado do corpo ( hemiplegia)

O QUE PROVOCA O NOCAUTE VASCULAR?

A dor. A artéria é abundantemente enervada: a dor por si só provoca a parada da atividade motora. A interrupção do fluxo sangüíneo ao cérebro pode provocar nocaute, por exemplo num estrangulamento, ou se a artéria é lesada sob um golpe, pode haver lesão que acarrete a paralisia ou pode não haver nada e a artéria retoma a forma inicial.
Nas sociedades ocidentais, nas quais come-se muito, depois dos 35 anos, um choque sobre uma artéria pode provocar um desprendimento do ateroma: é uma placa de colesterol, de gordura , que se encontra colado no interior das artérias e que se obstrui em parte. Em conseqüência do choque, esse pequeno fragmento parte ma circulação sanguínea e vai provocar um acidente vascular cerebral com paralisia.

QUE PRECAUÇÕES TOMAR?

Não há precauções específicas se o indivíduo se recupera em alguns minutos. Certamente, é preciso parar o combate e eventualmente o lutador deve consultar um médico. Se o nocaute se prolongar, se o lutador apresenta perturbações da consciência ou uma paralisia, é preciso leva-lo com urgência a um hospital.

O NOCAUTE NEUROVEGETATIVO.

Esse tipo de nocaute é produzido em seguida a um golpe no plexus ou no fígado. Existe no corpo humano um sistema nervoso que regulariza o funcionamento das víceras (coração, pulmões, fígado, intestinos,...) sem intervenção da consciência. É o que se chama sistema neurovegetativo. O plexus solar ;e constituído de ramificações nervosas que dependem do sistema neurovegetativo. Essas ramificações nervosas se dirigem ao estômago, ao fígado, ao intestino.

Quando um golpe é dado no plexus ou no fígado, se a onda de choque for muito forte, ela vai atravessar os músculos abdominais e atingir essas ramificações nervosas. O indivíduo sente uma dor associadas a um esvaziamento de energia. Nesse tipo de nocaute passam-se 1 a 2 segundos entre o instante em que o lutador recebe o golpe e o instante em que desaba. O influxo nervoso que vai veicular a sensação de dor ao cérebro é muito lento no sistema neurovegetativo.

PRECAUÇÕES A TOMAR

Esse tipo de nocaute, no plexus, fígado ou baço pode ou não apresentar risco de vida: em caso de não correr lesão interna, basta deixar o lutador se recuperar : em caso de hemorragia por rompimento de algum órgão interno, a hospitalização se faz necessária (como os sintomas hemorrágicos podem surgir horas ou até um dia depois, é necessário um exame minucioso, depois de recebido o golpe, por profissional competente)

O NOCAUTE PELA DOR

Há, neste caso, vários exemplos. Pode ser uma fratura de braço, de antebraço... pode ser decorrência de um low-kick ou de um chute sobre a articulação, o que provoca uma entorse, como no golpe de tíbia sobre a coxa. O nocaute não é provocado por uma perda de consciência, mas por uma dor tão intensa que esta acarreta uma parada ou suspensão de atividade muscular, o que os médicos chamam de sideração.

Às vezes o lutador desaba e não pode mais se levantar. Não há explicação fisiológica: a dor provoca uma incapacidade motora.

PRECAUÇÕES A TOMAR

Não retomar o combate, sobretudo se houver suspeita de fratura ou entorse. Atenção no caso de entorse de joelho: trata-se de uma lesão grave que pode interromper a carreira do lutador.



Esta matéria é resultado de pesquisas feitas pela revista Combat Sport, com a finalidade de levar ao leitor, em termos genéricos, o que é o nocaute. Não é nossa intenção avançar na área médica especializada, na qual pode mesmo haver divergências de opinião.

Matéria da Revista Combat Sport Revista nº19 ano 4. http://www.combatsport.com.br/revista.htm

https://kickboxing.forumeiros.com

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos