O FÓRUM DO KICK BOXING DO BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
O FÓRUM DO KICK BOXING DO BRASIL

Fórum do Muay Thai, MMA, Karate de Contato, Kick Boxing e Full Contact


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

QUAL A DIFERENÇA ENTRE FULL CONTACT, MUAY THAI E KICK BOXING

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Admin

Admin
Admin

Full Contact

QUAL A DIFERENÇA ENTRE FULL CONTACT, MUAY THAI E KICK BOXING Untitl13



No inicio dos anos 70, aonde praticantes de diversas Artes Marciais procuraram realizar uma forma de Luta onde pudessem competir entre si, independentemente do Estilo Marcial que praticavam. Nestes Combates em FULL-CONTACT / Boxe Americano (designados também por Profissional Karaté), na época, eram apenas permitidas todas as técnicas de pernas das Artes Marciais acima da cintura e todas as técnicas de punhos do Boxe. Inicialmente estes combates eram feitos numa área de tatami, tendo sido adaptado rapidamente a sua realização em Ring de Boxe, o que dado ao espaço limitado pelas cordas ( logo menos distância de combate), fez com que os competidores tivessem de recorrer ao aperfeiçoamento e condicionamento físico na prática de Boxear ( usada pelos pugilistas). São grandes lutadores e mestres neste estilo de FULL-CONTACT: Joe Lewis, Mike Anderson, Chuck Norris, Bill Walace, Benny Urquidez, Kurban, Garcia, Corning, Cecil Peoples, Ramon Smith, Walli Slokis, Duenas, Duran, Williams, Howard Hanson, Jean Yves Therriault, Don Wilson, Jeff Smith, Rick Rufus, Fred Royers, Dan Macaruso, Roger Pachy, Dominique Valerá, James Adler e Sergio Batarrelli no Brasil entre outros; Grandes Mestres: Jonh Rhee, Ed Parker, Hee IL Cho e o famoso e lendário Bruce Lee, pioneiro no FULL-CONTACT em todos os seus estilos de combate, criador do seu próprio estilo o Tao of Jeet Kune Do que incorpora as técnicas mais eficazes de cada Arte Marcial e Desportos de Combate. O estilo de luta FULL-CONTACT teve como 1º organismo a agrupar todos os praticantes e a homologar os eventos, a PKA – Profissional Karate Association no USA que seguidamente foi introduzido na Europa, via França por Dominique Valera, designando o estilo por Full-contact / Boxe Americano; depois, já nos anos 80 surge na Suíça a EPKA por ação dos irmãos Cañabate e Bill Wallace, entretanto ainda em 73 no USA surge também a WKA – World Karate Association por ação de Benny Urquidez e Howard Hanson a qual veio a estender-se a nível Mundial, com representação na Europa através de Fred Royers e na Ásia representada por Shin Fujita; seguidamente dá-se o surgimento de vários organismos mundiais como a ISKA, PCK, IKL, WKL, WAKO, WKA, WFCA, WKN, WKC,IKS,AAKFC.

No inicio dos Anos 30, onde são introduzidas novas regras e regulamentos similares ao Boxe, permitindo no entanto o uso de lowkicks na Europa foram pioneiros neste estilo de FULL-CONTACT: Ton Arison, Rob Kaman ... com origem na Holanda.

Na década de 80 surge o FULL-CONTACTc/ LOWKICKS (Kickboxing) numa adaptação feita no Japão às regras do Boxe Tailandês e desenvolvidas no Ocidente por acção de Bennny´ THE JET ` URQUIDEZ após o seu regresso do Japão onde combateu segundo essas regras com lutadores desses Pais.

Por último, à semelhança das lutas antigas praticadas por gladiadores e por influência de certos documentários cinematográficos sobre as Artes Marciais como o «The new Gladiatores deals» e o «Kings of the Square Ring» produzidos pelo famoso Elvis Presley (Cantor, Actor e praticante de Artes Marciais) onde atletas de grande renome de várias Artes Marciais e Desportos de Combate como Muhammad Ali (Boxe), António Inoki (Lutador) e Benny Urquidez (Full-contact / Artes Marciais) se defrontam no Ring em «NO RULES FULL-CONTACT», nos Anos 90 surge o ULTIMATE FULL-CONTACT, com a sua popularidade a dever-se essencialmente ao ULTIMATE FIGHTING CHAMPIONSHIPS no USA, ao PRIDE e PANCRASE no Japão e ao VALE TUDO no Brasil, aonde diversos lutadores de vários Estilos de Artes Marciais e Desportos de Combate de lutas em Pé em FULL-CONTACT se defrontam com Judocas / Jiu jitsu, Grapplers e Wrestlers ( Lutadores especializados em luta no chão), permitindo assim uma aproximação entre lutadores de todas as distâncias de combate ( Boxers, Kickers e Grapplers) e avaliar, aperfeiçoar cada estilo ao mais real, destacando-se neste estilo de luta, LUTADORES como: Bas Rutten, Masakatsu Funaki, Suzuki, Ken Shamrock, Família Gracie, Marco Ruas etc.


Kickboxing

QUAL A DIFERENÇA ENTRE FULL CONTACT, MUAY THAI E KICK BOXING Kickboxing_semi-contact_Finals_by_Zhenyu_Li_2

O Kickboxing surgiu no Japão na década de 60, através de lutadores japoneses de Karate que adquiriram conhecimento do Muay Thai (até então praticado na Tailândia), e perceberam a grande eficiência desta arte marcial. Contudo, os lutadores japoneses não suportavam a forma dura de treino, também devido às diferenças fisiológicas entre um povo e outro, e aliaram as técnicas de Karate e Muay Thai, retirando os golpes de joelho e cotovelo existentes no Muay Thai, surgindo assim o Kickboxing.



O Kickboxing chegou ao ocidente, designadamente aos E.U.A. Europa , em meados dos anos 70. E grande parte dos praticantes de Full Contact, e actualmente as mesmas entidades que desenvolvem o Full Contact trabalham igualmente o Kickboxing. Uma diferença clássica que se verifica entre os atletas genuínos do kickboxing, em relação aos atletas do Full Contact, é a posição da guarda e a distância de combate, não é regra, mas a guarda mais alta e fechada e uma distância menor comparativamente aos atletas de Full Contact, existindo a possibilidade de golpear as pernas, aplicar low kicks precisos nas pernas do adversário ao invés de golpear a parte superior do corpo do adversário, o low kick consome menos energia que as restantes técnicas convencionais de pernas; a guarda torna-se mais alta pois sendo os low kick’s uma técnica de media/curta distancia, a luta torna-se mais próxima sendo cada movimento menos previsível, logo mais eficaz.



Como se verifica o Kickboxing é recente, e não é mais do que a conjugação de diversas artes e estilos, destacando-se o Boxe Ocidental e o Muay Thai, constituindo o Muay Thai a grande inspiração para o Kickboxing.


Muay Thai

[font=Arial]
QUAL A DIFERENÇA ENTRE FULL CONTACT, MUAY THAI E KICK BOXING Muay2010

Foi com o objectivo de conservar sua independência e manter os inimigos fora de suas fronteiras que os Tailandeses criaram uma arte de combate denominada Muay Thai. O registo mais antigo sobre Muay Thai é do ano de 1560 que descreve a luta entre o Príncipe Tailandês Naresuon e o Herdeiro do Trono Birmanês, a luta durou algumas horas e terminou com a morte do Herdeiro do Trono da Birmânia, o que fez com que o seu povo, após perder o seu líder, suspendesse o ataque aos tailandeses.

O Muay Thai teve o seu ponto alto durante o reinado de Pra-Chao-Sua (início do século XVIII), que também era mestre nesta arte marcial. Conta-se que o rei, chamado "O Tigre", tinha o hábito de sair secretamente do Palácio para participar em torneios de luta, e para não ser reconhecido, usava uma máscara e, na grande maioria das vezes, vencia seus adversários.

Nesta época, o Muay Thai fazia parte da preparação para a formação militar e era ensinado em todas as escolas, não existiam categorias (definidas de acordo com peso), nem rounds. As lutas eram muito violentas, os lutadores lutavam descalços e sobre as mãos usavam cordas de cânhamo ou de tecido de algodão, e a protecção do baixo-ventre era feita com cascas de côco. Eram permitidos todos os tipos de técnicas de ataque, com as mãos, braços e pés, com pouquíssimas restrições. Para fortalecer os punhos e os pés, o treino incluía, entre outros, bater em troncos de palmeiras, correr longas distâncias e exercícios dentro da água, e a alimentação dos lutadores era basicamente vegetariana.

Após a Segunda Grande Guerra Mundial, o Muay Thai comportou grandes mudanças, principalmente nas regras, nomeadamente, começou a ser dividido por categorias de peso, a usar-se protecções para as mãos (luvas de boxe), e as lutas passaram a ser divididas por rounds


QUAL A DIFERENÇA ENTRE FULL CONTACT, MUAY THAI E KICK BOXING Sem_ta12


https://kickboxing.forumeiros.com

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos